Angola, entre aumentar a produção do petróleo e combater as mudanças climáticas

Fonte: Wikinotícias

Luanda • 15 de novembro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Agência VOA

Especialistas angolanos defendem para os países africanos produtores de petróleo uma solução equilibrada entre o combate às alterações climáticas e a produção do crude para os níveis necessários a fim de sustentarem as suas economias.

Os economistas Estévão Gomes e Pedro Godinho e o ambientalista José Silva defendem este ponto de vista a propósito da notícia segundo a qual os países africanos não querem reduzir a produção de petróleo, como pretendem grandes potências, como forma de combater o aquecimento global.

Para o também empresário Pedro Godinho, as potências mundiais, por sinal as maiores poluidoras do planeta, possuem condições económicas e financeiras que lhes permitem “mergulhar nesta cruzada contra as alterações climáticas” e devem apoiar financeiramente a África para a sua transição energética.

“O petróleo é tão vital para a sobrevivência destes países que antes de um Presidente pensar em matar o seu povo para fazer parte de uma estratégia mundial, ele tem que ter alternativas”, defende Godinho, para quem, “Angola tem ainda 28 anos para continuar a produzir petróleo”.

O economista Estêvão Gomes também é de opinião que Angola deve aumentar a produção do petróleo para manter o equilíbrio das suas receitas fiscais.

Mas no entender do ambientalista José Silva, o facto de Angola produzir mais petróleo “não implica necessariamente dizer que vai condicionar o desafio do país de produzir 70 por cento da sua energia através de fontes limpas”.

Ele admite, no entanto, que a transição energética que se pede ao nível mundial “vai ser um desafio difícil para o país”.

Não se conhece a posição oficial do Governo de Angola, enquanto membro do grupo, mas o país já indicou que desenvolverá mais campo petrolíferos em blocos de exploração em terra em 2023 e off-shore em 2025.

As projeções apontam para um aumento da produção angolana, até 2031, acima dos 1,3 milhões de barris dia actuais.

O Presidente angolano, João Lourenço, afirmou, durante a recente Conferência do Clima COP26, que decorreu em Glasgow, que o país definiu a sua contribuição concretizada na redução da intensidade de carbono na produção de energia eléctrica num horizonte até 2025.

Fonte