Alunos se mobilizam para ir à Olimpíada de Matemática na China
12 de outubro de 2019
Em meio a um feriado em dia de sol no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, um grupo de alunos com uniformes do Colégio Pedro II chamava a atenção na manhã de hoje (12) com dezenas de medalhas penduradas no pescoço.
Em campanha para ganhar dinheiro, seis adolescentes vendiam palhas italianas, chocolates e bolos olhando um objetivo bem distante: participar da delegação brasileira na principal olimpíada de matemática da China, a World Mathematics Team Championship.
Incentivo dos pais
"Sempre gostei de matemática, mas não conhecia nenhuma olimpíada no meu antigo colégio. Quando entrei no Pedro II, vieram essas olimpíadas, e meus pais incentivaram que seria legal participar para me acostumar", lembra ela. "Comecei a fazer e não parei mais".
Para que oito alunos e dois professores consigam viajar para a China, o orçamento passa dos R$ 100 mil, e o grupo ganhou cerca de R$ 10 mil. A competição será em Pequim entre 21 e 25 de novembro, e inclui provas individuais, de revezamento e em grupo.
Em cada categoria, os alunos têm até 40 minutos para resolver problemas matemáticos de diferentes graus de dificuldade. Além da matemática, é preciso saber inglês ou chinês, já que as questões são apresentadas apenas nestes idiomas.
Pensando em formas de juntar dinheiro, os alunos encontraram um jeito de aliar a arrecadação ao treinamento: aulas de reforço para outros alunos do Ensino Fundamental. Duas vezes por semana, eles recebem alunos em uma sala na Tijuca e tiram dúvidas sobre o conteúdo da disciplina. Samuel Fraga dos Santos Soares, de 14 anos, já deu aulas no projeto.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fonte
Vinícius Lisboa. Alunos se mobilizam para ir à Olimpíada de Matemática na China— Agência Brasil, 12 de outubro de 2019, às 16h06min
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|