Alunos da UnB decidem desocupar reitoria

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência Brasil

17 de abril de 2008

Os estudantes da Universidade de Brasília (UnB) decidiram hoje (17) deixar o prédio da reitoria, ocupado desde o dia 3. Os estudantes disseram que vão passar o dia e a noite de hoje limpando o prédio para entregá-lo amanhã (18), até o meio-dia, para o novo reitor.

A decisão foi tomada em uma assembléia no início da tarde. Os estudantes acreditam que as principais reivindicações do movimento de ocupação já foram atendidas.

Acusados de irregularidades na administração, o ex-reitor Timothy Mulholland e o ex-vice-reitor Edgar Mamiya renunciaram a seus cargos.

O reitor pro tempore, Roberto Aguiar, assinou ontem (16) um acordo de 28 itens com os estudantes. Entre outros pontos, Aguiar se comprometeu a investigar as denúncias com relação à gestão anterior e a trabalhar em favor de eleições paritárias (nas quais os votos de alunos, professores e funcionários administrativos tenham os mesmo peso).

O novo reitor também se comprometeu a não acionar judicialmente ou administrativamente os estudantes, funcionários e professores que participaram da ocupação da reitoria, além de retirar a ordem de reintegração de posse, que gerava ao Diretório Central dos Estudantes (DCE) uma multa de R$ 5 mil por hora de permanência na reitoria.


Fontes