Alpinistas morrem em nevasca no monte Elbrus, o mais alto da Europa

Fonte: Wikinotícias

24 de setembro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Vista do Elbrus

Cinco alpinistas russos morreram de hipotermia numa nevasca no monte Elbrus, a montanha mais alta da Europa, localizada no Cáucaso, relatam sites de meteorologia e de esportes. Outros 14 teriam sido resgatados com vida por equipes de socorro, dos quais oito foram hospitalizados, estando dois deles em estado grave.

O website Tempo.pt da rede Meteored, chamou o evento de "tempestade de neve dramática", enquanto 4Sport da Rússia chamou o episódio de "tragédia". "Até 70 socorristas se dirigiram para a área, apesar das condições climáticas. Uma operação muito complicada que terminou na manhã de sexta-feira", reportou o Nieve Aventura.

Um grupo de 23 alpinistas começou a escalada, mas quatro retornaram antes, enquanto 19 continuaram a subida, enfrentado neve que chegou ao acumulado de 1 metro, temperatura de -20ºC e rajadas de vento que chegaram a 70km/h.

Autoridades russas abriram uma investigação para apurar se houve negligência por parte dos organizadores da escalada, uma vez que há dúvidas de que condições adequadas de segurança tivessem sido corretamente avaliadas.

Fontes