Aliel Machado é o novo presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia

Fonte: Wikinotícias

10 de março de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O deputado Aliel Machado (PSB-PR) (PSB-PR) foi eleito presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados para um mandato de um ano.

Após ser eleito, o parlamentar disse que considera que a comissão tem grande responsabilidade neste momento do País, incluindo ajudar no desafio de levar educação e vacina para os brasileiros. “A imprensa passa por momento de dificuldade, de muitos ataques, e a imprensa cumpre papel fundamental num país democrático”, acrescentou. Além disso, afirmou que o desenvolvimento do País depende da ciência e tecnologia para a geração de empregos.

Entre temas polêmicos a serem abordados pela comissão, Aliel citou investimentos na área de ciência voltada para a área de saúde, situação das universidades e das rádios comunitárias, a quinta geração de telefonia celular (5G), avanços tecnológicos nas áreas da saúde e educação. Ele informou que vai definir plano estratégico, com metas a serem cumpridas.

O novo presidente do colegiado salientou o papel de independência do Legislativo no momento de pandemia, devendo auxiliar o governo, mas também cobrar do Poder Executivo.

Perfil

Aliel Machado está no seu segundo mandato de deputado federal. É vice-líder da Oposição na Casa. Antes de se filiar ao PSB em 2018, foi do PCdoB e da Rede. Foi vice-líder do PSB, da Rede e da Minoria. Além disso, foi vice-presidente da comissão especial que estuda a proposta de emenda à Constituição da prisão após condenação em segunda instância (PEC 199/19) e relator da comissão especial do PL 7197/02, que trata da revisão de medidas educativas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Nascido em 1989 em Ponta Grossa (PR), Aliel Machado é empregado público. Cursou Pedagogia, mas não concluiu o curso. Ingressou na política por meio do movimento estudantil. Foi presidente da União Municipal dos Estudantes de Ponta Grossa e militante da União da Juventude Socialista. Antes de ser deputado federal, foi vereador e presidiu a Câmara Municipal de Ponta Grossa.

Atribuições da comissão

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática debate e vota temas como desenvolvimento científico e tecnológico; meios de comunicação social e a liberdade de imprensa; assuntos relativos a comunicações, telecomunicaçõese e informática; indústrias de computação; e serviços postais.

Em 2019, a comissão foi presidida pelo deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA), e em 2020 não funcionou devido à pandemia de Covid-19.

Fontes