Alerta em cidade da Colômbia por causa do Vulcão Galeras

Fonte: Wikinotícias
Como parte da política de proteção do Wikinotícias, esta notícia está protegida.

26 de novembro de 2005

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O vulcão Galeras, próximo da cidade de Pasto, na Colômbia, entrou em erupção às 02h46 (07:46 UTC) desta quinta-feira (24). As cinzas que saíram da boca do vulcão cobriram a cidade.

A pequena erupção obrigou as autoridades locais a aumentar o nível de alerta para o nível 1 ("erupção iminente ou em curso") .

Segundo o Instituto Colombiano de Geologia e Minas (Ingeominas), pode haver outras erupções com emissão de lava. A subdirectora da instituição, Marta Calvache, disse que a concentração de gases e a chuva de cinzas ocorre à leste e sudeste do vulcão. Os habitantes da região tiveram que suportar um forte cheiro de enxofre, que só começou a se dissipar nas primeiras horas da manhã. A capa de cinzas que cobriu a cidade atingiu os 3 centímetros.

As autoridades recomendaram o uso de máscaras, armazenamento de água, e se possível não usar o automóvel, mas se tiver que fazê-lo, andar a uma velocidade baixa (25 km/h). Nas casas, deve-se evitar o uso dos ventiladores, utilizar detergente em lugar de sabão, tampar as chaminés, fechar as portas e janelas e pôr panos úmidos nos lugares por onde entre o ar. As atividades escolares em colégios e universidades foram suspensas. A Aeronáutica Civil suspendeu os vôos comerciais para Pasto.

A evacuação da cidade foi ordenada faz uma semana, porém teve pouco sucesso. Eduardo José González, director de Prevenção e Atendimento de Desastres, fez um apelo aos habitantes da zona de risco para evacuar o quanto antes a fim de evitar uma tragédia. Os albergues e refúgios dispostos para receber a população estão quase vazios.


Fontes