Alerta de viagem dos EUA para El Salvador gera reações

Fonte: Wikinotícias

8 de março de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Departamento de Estado dos Estados Unidos alertou na quarta-feira os cidadãos norte-americanos que planejam viajar para El Salvador para reconsiderar a viagem porque as condições prisionais no país centro-americano "são duras".

"As condições da prisão são duras. Numerosos cidadãos estadunidenses e outros estrangeiros foram detidos sob o Estado de Exceção, alguns de forma supostamente arbitrária", acrescentou o alerta.

No final de março de 2022, o Congresso de El Salvador declarou um regime de emergência nacional em resposta ao aumento de homicídios cometidos por gangues. Desde então, cerca de 64 mil pessoas foram capturadas, acusadas de pertencer à Mara Salvatrucha (MS) e ao Bairro 18.

O regime de emergência concede às autoridades salvadorenhas o poder de deter qualquer pessoa suspeita de atividades de gangues e também suspende vários direitos constitucionais, incluindo processos criminais sem demora.

Já na quinta-feira, o presidente Nayib Bukele, que fez da luta contra as gangues a principal prioridade de seu governo, foi às redes sociais questionar os critérios de Washington.

"Foi demonstrado que o governo dos Estados Unidos aprisiona inocentes comprovados; e, ao mesmo tempo, expressa sua preocupação de colocarmos criminosos comprovados na prisão", disse Bukele.

Notícias Relacionadas

Fontes