Agência de classificação Moody´s revisará para baixo dívida da Grécia

Fonte: Wikinotícias

Grécia • 7 de fevereiro de 2015

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A agência de classificação de risco Moody's anunciou ontem (7) à noite que pretende revisar para baixo a nota da dívida pública grega, cuja notação atual é de "Caa1", equivalente a "lixo". Em comunicado, a Moody´s explicou que se acentuou a pressão sobre a Grécia, com a ameaça de reduzir a avaliação do país. A agência cita a incerteza criada em torno das negociações sobre os termos de um programa de ajuda ao país entre o governo grego, os credores europeus e o Fundo Monetário Internacional.

A Moody´s seguiu a agência Standard and Poor's (S&P), que também reduziu a nota soberana da Grécia de "B" para "B-", em razão da redução de liquidez dos bancos gregos. A S&P explicou que o rebaixamento surgiu na sequência de um agravamento da economia grega e que não descarta continuar a diminuir a nota creditícia da dívida grega.

Depois da chegada ao poder do partido de esquerda radical Syriza, em 25 de janeiro, a Grécia tem tentado renegociar a dívida com a troika – Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Central Europeu (BCE) e União Europeia (UE) –, que concedeu um empréstimo de ajuda de 240 bilhões de euros em troca de um alívio nas medidas de austeridade.


Fontes