Agência de classificação Moody´s revisará para baixo dívida da Grécia

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

7 de fevereiro de 2015

Grécia

A agência de classificação de risco Moody's anunciou ontem (7) à noite que pretende revisar para baixo a nota da dívida pública grega, cuja notação atual é de "Caa1", equivalente a "lixo". Em comunicado, a Moody´s explicou que se acentuou a pressão sobre a Grécia, com a ameaça de reduzir a avaliação do país. A agência cita a incerteza criada em torno das negociações sobre os termos de um programa de ajuda ao país entre o governo grego, os credores europeus e o Fundo Monetário Internacional.

A Moody´s seguiu a agência Standard and Poor's (S&P), que também reduziu a nota soberana da Grécia de "B" para "B-", em razão da redução de liquidez dos bancos gregos. A S&P explicou que o rebaixamento surgiu na sequência de um agravamento da economia grega e que não descarta continuar a diminuir a nota creditícia da dívida grega.

Depois da chegada ao poder do partido de esquerda radical Syriza, em 25 de janeiro, a Grécia tem tentado renegociar a dívida com a troika – Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Central Europeu (BCE) e União Europeia (UE) –, que concedeu um empréstimo de ajuda de 240 bilhões de euros em troca de um alívio nas medidas de austeridade.


Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati