Aeroporto de Fortaleza recebe centro de conexões da Air France, KLM e Gol

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência Brasil

25 de setembro de 2017

O Aeroporto Internacional Pinto Martins, na cidade de Fortaleza, será o centro de conexões de voos no Nordeste das companhias Air France, KLM e Gol a partir de maio de 2018. O anúncio da instalação dos hubs das empresas aéreas foi feito hoje (25) em São Paulo.

As operações terão início com três voos da KLM para Amsterdã, na Holanda, e dois voos para Paris, na França, via Joon, empresa de baixo custo comandada pela Air France.

A Gol também deve reforçar voos para Recife, Salvador, Belém e Manaus, além de criar uma rota Fortaleza-Natal. A empresa é parceira estratégica da Air France-KLM.

Ao escolher Fortaleza para receber os hubs, o grupo formado pelas duas companhias internacionais considerou a proximidade da cidade com a Europa e também com capitais do Norte e do Nordeste. A concessão do aeroporto para a alemã Fraport, feita por meio de leilão realizado em março, também pesou na escolha.

No ano passado, a Câmara Municipal da cidade aprovou lei específica para conceder benefícios fiscais a empresas aéreas que instalassem hubs do aeroporto. Entre as medidas, estão isenção de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) sobre os serviços relacionados à implantação e operação do centro de conexões e redução de 5% para 2% do tributo para serviços como manutenção de aeronaves, hospedagem das tripulações e venda de passagens aéreas e de pacotes turísticos.

Os voos para Amsterdã sairão às segundas, quintas e aos sábados. Já os voos para Paris serão realizados às sextas e aos domingos. Em média, as viagens terão duração de 9 horas e serão feitas em dois Airbus: o A340, com capacidade para 278 passageiros, fará a rota Paris-Fortaleza; o A330 levará os passageiros a Amsterdã e tem 268 assentos.

Atualmente, a Air France opera 34 voos semanais que partem de São Paulo e do Rio de Janeiro. Já a KLM tem 13 voos por semana partindo também dessas cidades.

A capital cearense também disputava o hub da Latam no Nordeste, mas a empresa adiou o anúncio em dois momentos e, em seguida, suspendeu o projeto. No início do ano, o grupo anunciou que retomaria os estudos sobre o centro de conexões.

O aeroporto de Fortaleza já opera oito voos internacionais, sendo três para a Europa: Lisboa, operado pela TAP; Frankfurt, via Condor; e Roma ou Milão, feito pela Meridiana (os destinos são alternados pela companhia).

Fonte

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati