A Fundação do Software Livre termina com a campanha BadVista
Boston, Estados Unidos • 11 de janeiro de 2009
A Fundação do Software Livre (FSF na sigla em Inglês de Free Software Foundation) anunciou o fim da campanha BadVista (Vista Ruim, em português) que foi realizada para se opor ao sistema operacional Windows Vista.
John Sullivan, diretor de operações da FSF, disse: "O fato de que a Microsoft tem repetidamente prorrogada a data do fim do Windows XP e ao público o lançamento da versão Beta do Windows 7 demonstra o fracasso do Windows Vista". Estas são as causas do fim da BadVista, que foi uma campanha lançada pela FSF, em 15 de dezembro de 2006, contra o Windows Vista e que promovia o uso software livre alternativo.
O Windows Vista é o mais recente sistema operacional desktop da Microsoft, que teve milhões de licenças vendidas. No entanto, ele recebeu numerosas críticas. Windows 7 é o sucessor do Windows Vista e uma versão Beta foi lançada ao público em geral em um anúncio de Steve Ballmer, CEO da Microsoft, em Las Vegas, Estados Unidos.
A FSF é uma organização que promove o software livre, que permite aos usuários modificá-lo e quase sem restrições. A campanha contra o Vista foi lançado, devido aos polêmicos sistemas Digital Rights Management (DRM), que aplica proibições ao uso dos programas por questões de direitos de autor. A FSF é parte importante no desenvolvimento dos sistemas GNU/Linux.
Fontes
- ((en)) BadVista: We hardly knew ye — Free Software Foundation, 9 de janeiro de 2009
- ((es)) Ballmer de Microsoft Anuncia la Disponibilidad de Windows 7 Beta y Windows Live — Microsoft, 7 de janeiro de 2009