ASEAN inicia cimeira em Jacarta, Indonésia

Fonte: Wikinotícias

5 de setembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A cimeira da Associação das Nações do Sudeste Asiático teve início nesta terça-feira na capital indonésia, Jacarta.

O presidente indonésio, Joko Widodo, disse aos seus colegas líderes do bloco regional de 10 membros que a ASEAN “concordou em não ser um representante” de qualquer potência e disse que eles “devem tornar-se capitães do nosso próprio navio para alcançar a paz”.

A ASEAN tem sido frustrada nas suas tentativas de resolver a crise em Mianmar, que está atolada no caos desde que os militares derrubaram o governo democraticamente eleito de Aung San Suu Kyi, em 1 de fevereiro de 2021.

A ASEAN realizou um acordo com Mianmar, mas a junta militar não cumpriu integralmente o plano, fazendo uma repressão sangrenta às manifestações anti-golpe. Os líderes então concordaram na terça-feira em retirar Mianmar da presidência da ASEAN em 2026 e concedê-la às Filipinas.

A cimeira de terça-feira ocorre dias depois de a China ter apresentado um novo mapa marítimo que descreve as suas reivindicações sobre a maior parte do Mar da China Meridional, agravando as tensões com os seus vizinhos do Sudeste Asiático, incluindo aqueles que têm reivindicações territoriais concorrentes.

A vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, participará na cimeira da ASEAN esta semana no lugar do presidente Joe Biden, bem como num fórum regional mais amplo que incluirá China, Rússia, Índia e Japão.

Fontes