Ações de fiscalização no Rio de Janeiro registram 864 autuações apenas no sábado

Fonte: Wikinotícias

29 de março de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O segundo dia de fiscalização, neste sábado (27/03), das medidas mais restritivas da Prefeitura de combate à Covid-19 registrou ao todo 864 autuações – multas e interdições a estabelecimentos, infrações sanitárias, multas de trânsito, reboques e apreensões de mercadorias. Entre elas, foram aplicadas 60 multas a bares, restaurantes e ambulantes e fechados 19 estabelecimentos em desacordo com as regras determinadas pelo decreto.

A operação contou com agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública, Guarda Municipal, Instituto Municipal de Vigilância Sanitária e apoio da Polícia Militar. Os comboios de fiscalização percorreram as localidades de Santa Cruz, Zona Sul, Méier, Bangu, além da atuação destacada da Guarda Municipal por todo o município. As ações de fiscalização também contaram com bloqueios móveis em pontos estratégicos da cidade para coibir a entrada de ônibus e vans fretados, que estivessem descumprindo as determinações da Prefeitura.

Guarda Municipal

A Guarda Municipal fez fiscalização em locais das zonas Sul, Norte e Centro do Rio, como Lapa, Tijuca, Flamengo, Vila da Penha, Vila Isabel, Ilha do Governador, Gávea, Leblon, Jacarepaguá, Campo Grande, entre outros. A GM realizam ações em pontos onde são registradas aglomerações e nas denúncias enviadas por cidadãos via Central 1746 da Prefeitura do Rio. Os agentes também fazem patrulhamento em toda a orla da cidade para orientar banhistas sobre a proibição da permanência na areia.

As rondas acontecem nas praias do Leme ao Pontal, incluindo Flamengo, Botafogo, Joatinga e Urca. Também acontecem na orla da Zona Oeste, nas praias da Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes. Para restringir o acesso às praias de Grumari, Prainha e Barra de Guaratiba, bloqueios foram instalados na Avenida Estado da Guanabara e na Estrada da Barra de Guaratiba.

Durante as ações de patrulhamento, o som das viaturas é utilizado para emitir mensagens sonoras com orientações de prevenção do contágio do novo coronavírus, como lavar as mãos constantemente e o uso da máscara de proteção facial. As ações são realizadas em pontos que registram grande movimento de pessoas como praias, praças e paradas de transporte público.

O patrulhamento também foi reforçado nas estações do BRT, com equipes atuando para coibir aglomerações e a ocorrência de calotes. Ação acontece nos três corredores do sistema, Transcarioca, Transolimpica e Transoeste.

Fontes