80 mil protestam contra projeto de reforma judicial de Israel

Fonte: Wikinotícias

15 de janeiro de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Uma grande manifestação foi realizada em Tel Aviv, Israel, no dia 14 contra o plano de reforma judicial do governo de coalizão de direita.

Cerca de 80 mil cidadãos reunidos em Tel Aviv (estimativa da polícia) pediram que o projeto de lei de reforma judicial do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu fosse retirado imediatamente, dizendo que destrói os alicerces da democracia.

O governo de coalizão de direita de Israel está pressionando por uma reforma judicial, incluindo disposições que permitiriam ao parlamento anular as decisões da Suprema Corte.

O governo de direita está argumentando de que a reforma judicial é necessária porque os juízes estão infringindo os poderes dos legisladores eleitos.

No entanto, a comunidade jurídica israelense se opõe fortemente a essa reforma, dizendo que ela reduz a autoridade do judiciário e destrói o equilíbrio do governo, como a separação de poderes.

A Reuters e a Associated Press relataram que os manifestantes criticaram fortemente o primeiro-ministro Netanyahu, comparando-o ao presidente russo Vladimir Putin. Muitos, no entanto, apoiam fortemente as reformas do governo.

Fontes