Saltar para o conteúdo

78% dos europeus concordam que as questões ambientais têm um efeito direto em sua vida

Fonte: Wikinotícias

6 de junho de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Mais de três quartos dos europeus (78%) concordam que as questões ambientais têm um efeito direto na sua vida quotidiana e na sua saúde. Cerca de quatro em cada cinco inquiridos (84%) concordam que a legislação ambiental da União Europeia (UE) é necessária para proteger o ambiente no seu país.

Em particular, em países como Espanha, Grécia, Chipre, Malta, Portugal e Itália, existe uma forte preocupação, com 88% a 98% dos cidadãos a afirmarem que o ambiente tem impacto na sua vida quotidiana e na sua saúde.

Estes resultados são quase idênticos aos do último inquérito realizado em 2019, destacando a relevância contínua da política ambiental da UE.

Os cidadãos também estão preocupados com os custos da poluição. 92% dos europeus afirmam que as empresas deveriam pagar os custos da limpeza da sua poluição, enquanto 74% concordam que as autoridades públicas deveriam pagar os custos.

Impacto percebido das questões ambientais e como enfrentá-los

O inquérito revela que os cidadãos consideram a promoção da economia circular como a forma mais eficaz de resolver os problemas ambientais em 11 Estados-Membros, seguida da restauração da natureza (considerada a mais importante na Grécia, Portugal, Espanha, Estónia, Chipre e Bulgária).

Geralmente, existe uma disponibilidade para um comportamento de consumo mais sustentável, com quase seis em cada dez inquiridos dispostos a pagar mais por produtos sustentáveis ​​que sejam mais fáceis de reparar, recicláveis ​​e/ou produzidos de forma ambientalmente sustentável. No âmbito de uma economia mais circular, os cidadãos apoiam a redução da quantidade de resíduos, separando-os corretamente para reciclagem e utilizando embalagens reutilizáveis.

Percepções sobre questões relacionadas à água

Mais de três quartos (78%) dos europeus consideram que a UE deveria propor medidas adicionais para resolver os problemas relacionados com a água na Europa. No que diz respeito aos produtos químicos perigosos, mais de metade dos europeus (52%) consideram que o nível real de proteção da saúde humana e do ambiente contra produtos químicos perigosos é demasiado baixo e deve ser aumentado.

Quando questionados sobre as principais ameaças associadas às questões hídricas no seu país , a maioria dos inquiridos menciona a poluição, seguida do consumo excessivo e do desperdício de água. Quando questionados se as partes interessadas nacionais estão actualmente a fazer o suficiente para utilizar a água de forma eficiente, a maioria dos inquiridos considerou que nenhuma das partes interessadas o está a fazer.

Mais de quatro em cada cinco entrevistados (84%) estão preocupados com o impacto dos produtos químicos nocivos presentes nos produtos de uso diário na sua saúde, enquanto uma proporção semelhante (84%) está preocupada com o impacto desses produtos químicos no ambiente. 72% dos europeus afirmam também que têm em conta a segurança química dos produtos quando fazem compras.

Conscientização sobre o impacto de produtos químicos nocivos

Mais de quatro em cada cinco entrevistados (84%) estão preocupados com o impacto dos produtos químicos nocivos presentes nos produtos de uso diário na sua saúde, enquanto uma proporção semelhante (84%) está preocupada com o impacto desses produtos químicos no ambiente. 72% dos europeus afirmam também que têm em conta a segurança química dos produtos quando fazem compras. Mais de metade dos europeus (52%) considera que o nível real de proteção da saúde humana e do ambiente contra produtos químicos nocivos é demasiado baixo e deve ser aumentado.

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • ((en)) Attitudes of Europeans towards the Environment — União Europeia - Eurobatometer, maio de 2024