3 jovens palestinos mortos em ataque israelense

Fonte: Wikinotícias

13 de janeiro de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

As forças israelenses atacaram Gaza na noite de sexta-feira e no início de sábado, quando a guerra contra os militantes do Hamas se aproximava de 100 dias.

A Agence France-Presse citou testemunhas que afirmaram que os bombardeamentos israelitas na sexta-feira atingiram áreas entre as cidades de Khan Yunis e Rafah, no sul de Gaza. O principal fornecedor de internet em Gaza disse que todos os serviços de comunicações como resultado do bombardeamento israelita.

Os militares israelenses disseram que suas forças mataram três militantes que atacaram um assentamento judaico na Cisjordânia. Num comunicado, afirmaram que os militantes se infiltraram no assentamento de Adora, cerca de 20 quilômetros a oeste da cidade de Hebron. Eles alegam que os soldados foram atacados durante uma busca na área.

Andrea De Domenico, chefe do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários nos Territórios Palestinos Ocupados, disse na sexta-feira que Israel tem sido "muito sistemático ao não nos permitir apoiar hospitais, o que é algo que está atingindo um nível de desumanidade que, para mim, está além da compreensão."

As Nações Unidas expressaram preocupação com as novas ordens de evacuação emitidas quinta-feira no sul de Gaza pelos militares israelenses. O escritório de assuntos humanitários afirma que os residentes de uma área de 4,6 quilômetros quadrados em Al Mawasi e vários quarteirões perto da estrada Salah Ad Deen foram instruídos a se mudarem para Deir al Balah, onde as Forças de Defesa de Israel continuam a conduzir ataques aéreos.

“Espera-se que mais de 18 mil pessoas e nove abrigos, que acomodam um número desconhecido de pessoas deslocadas internamente, sejam afetados por esta última rodada de ordens”, disse o porta-voz da ONU, Stephane Dujarric, aos repórteres na sexta-feira.

O Ministério da Saúde de Gaza informou na sexta-feira que cerca de 151 palestinos foram mortos e mais 248 feridos em ataques aéreos israelenses nas últimas 24 horas. Num comunicado, o ministério afirmou que pelo menos 23.708 pessoas – dois terços das quais mulheres e crianças – foram mortas desde o início do conflito.

Fontes