25 suspeitos presos em 'tentativa de derrubar o governo' na Alemanha

Fonte: Wikinotícias

8 de dezembro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Promotores alemães anunciaram no dia 7 que prenderam 25 membros e apoiadores de uma organização de extrema-direita acusados de participar dos preparativos para uma violenta derrubada do governo.

Das 25 pessoas presas, 22 eram cidadãos alemães e "membros de uma organização terrorista", disseram os promotores, enquanto os outros três eram cidadãos russos e eram suspeitos de apoiar a organização.

Além disso, uma pessoa foi detida na Áustria e outra na Itália, e 27 estão sob investigação.

Os promotores disseram que eram suspeitos de formar uma "organização terrorista com o objetivo de subverter a atual ordem do Estado na Alemanha e substituí-la por seu próprio Estado".

Ele disse que eles foram influenciados por fantasias e teorias da conspiração sobre a derrubada violenta do governo.

Em particular, os promotores disseram que foram influenciados por uma organização alemã antigovernamental de extrema direita chamada "Reichsbürger" e o grupo de conspiração de extrema direita QAnon.

Enquanto isso, o ministro da Justiça alemão, Marco Buschmann, disse que cerca de 3.000 agentes vasculharam 130 locais em 11 dos 16 estados da Alemanha.

Um porta-voz do Ministério do Interior alemão disse que os serviços de segurança estão investigando de perto se os suspeitos tiveram contatos com a Rússia.

Enquanto isso, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, rejeitou as alegações de envolvimento da Rússia no incidente, dizendo que "parece ser um assunto interno na Alemanha".

Fontes