20 de junho é o Dia Mundial do Refugiado

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Campo de refugiados no Sudão do Sul

20 de junho de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

Agência VOA

Hoje é o Dia Mundial do Refugiado. 20 de junho é um dia designado pelas Nações Unidas para homenagear e celebrar os refugiados do mundo.

UNCHR, a agência de refugiados da ONU, diz que o Dia Mundial do Refugiado é "uma ocasião para construir empatia e compreensão" para a situação dos refugiados e para reconhecer sua resiliência na reconstrução de suas vidas.

Há mais refugiados hoje do que nunca, relata o ACNUR, apesar das restrições e fechamentos impostos a pessoas e países por causa da pandemia COVID-19.

O ACNUR disse em um comunicado que "o número de pessoas fugindo de guerras, violência, perseguição e violações dos direitos humanos em 2020 aumentou para quase 82,4 milhões", um número que representa um "aumento de 4% em cima dos já recordes 79,5 milhões em o final de 2019. ”

“E o que é bastante chocante”, disse a alta comissária assistente do ACNUR, Gillian Triggs, à Laurel Bowman da VOA, “é que nos últimos 10 anos o número de pessoas refugiadas ou deslocadas à força mais do que dobrou. Algo como 48% são crianças ou jovens, então realmente temos gerações de crianças que estão separadas de seus países de origem ”.

O ACNUR exorta o mundo a lembrar que “Atrás de cada número está uma pessoa forçada a deixar sua casa e uma história de deslocamento, expropriação e sofrimento. Eles merecem nossa atenção e apoio não apenas com ajuda humanitária, mas também para encontrar soluções para sua situação. ”


Notícia relacionada

Fontes

Compartilhe
essa notícia:
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit