2021 bate recorde de apreensões de metanfetamina no sudeste da Ásia

Fonte: Wikinotícias

30 de maio de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

As apreensões de metanfetamina no leste e sudeste da Ásia atingiram mais um recorde em 2021, prova da escala “incrível” e do alcance que as gangues de traficantes da região ganharam após uma década de crescimento constante que parece continuar, diz a ONU em um novo relatório.

No estudo publicado na segunda-feira em Bangkok, o Escritório da ONU sobre Drogas e Crime diz que as apreensões de comprimidos de metanfetamina superaram 1 bilhão pela primeira vez no ano passado. Enquanto as apreensões de metanfetamina, ou gelo, caíram ligeiramente para 79 toneladas métricas, diz, as apreensões totais de metanfetamina por peso foram um recorde de 171,5 toneladas métricas em 2021, quase oito vezes o total de apreensões de uma década atrás.

Combinado com preços de rua e atacado estáveis ou em queda em toda a região, o UNODC diz que os crescentes carregamentos de drogas são mais uma evidência do aumento da produção do que da intensificação da aplicação da lei.

“É justo dizer que a região está lutando muito para lidar com a metanfetamina e, francamente, para lidar com outras drogas sintéticas também”, disse Jeremy Douglas, representante do UNODC para o Sudeste Asiático e Pacífico.

“É preciso haver uma mudança política radical e um reequilíbrio se a região quiser chegar a um ponto de gerenciar o problema da metanfetamina ou fazer algum progresso”, acrescentou.

Fontes