Índia intensifica esforços para evacuar milhares de estudantes retidos na Ucrânia

Fonte: Wikinotícias

2 de março de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um estudante indiano foi morto nos combates em curso na Ucrânia, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores da Índia, enquanto Nova Délhi aumentava os esforços para resgatar milhares de estudantes indianos retidos no país devastado pela guerra.

O estudante de medicina de 21 anos foi morto na cidade de Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia que está sob ataque das forças russas. “Com profunda tristeza, confirmamos que um estudante indiano perdeu a vida em um bombardeio em Kharkiv esta manhã. O Ministério está em contato com sua família”, disse o Ministério das Relações Exteriores na terça-feira.

O ministério disse que o secretário de Relações Exteriores da Índia está convocando embaixadores da Rússia e da Ucrânia para "reiterar nossa demanda por passagem segura urgente para cidadãos indianos que ainda estão em Kharkiv e cidades em outras zonas de conflito".

A morte do estudante foi relatada quando estudantes indianos retidos na Ucrânia fizeram apelos desesperados para serem evacuados e Nova Délhi despachou ministros seniores para países vizinhos e disse que está aumentando os voos de evacuação para ajudar cidadãos indianos e de outros países em desenvolvimento.

Líderes da oposição e pais de estudantes pediram ao primeiro-ministro Narendra Modi que tome medidas urgentes para evacuar os estudantes restantes.

“Algumas pessoas estão em pânico. Por favor, não se preocupe. Assim que você cruzar as fronteiras ucranianas, garantiremos que haja voos suficientes para trazê-lo de volta, independentemente de levar mais um ou dois dias”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Arindam Bagchi, na segunda-feira. “Estamos incentivando os indianos a se mudarem para o oeste da Ucrânia.”

Mas em postagens de mídia social e em ligações com canais de televisão indianos, os estudantes estão narrando sua provação - alguns disseram que estão amontoados em acampamentos temporários nas fronteiras da Ucrânia, outros disseram que foram instruídos pela embaixada indiana a ir às estações ferroviárias em Kiev, mas poderiam não embarcar nos trens.

Alguns estudantes alegaram que foram maltratados por guardas de fronteira na fronteira Ucrânia-Polônia enquanto tentavam atravessar fugindo do conflito para buscar segurança.

Fontes