Índia envia vacinas ao Afeganistão como parte da assistência humanitária

Fonte: Wikinotícias

5 de janeiro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Índia deu meio milhão de doses de vacinas contra COVID-19 para o Afeganistão e prometeu enviar mais vacinas e grãos alimentares nas próximas semanas para o país, onde milhões enfrentam a fome. As vacinas foram entregues no fim de semana, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores indiano.

Este foi o segundo lote de assistência humanitária de Nova Deli para Cabul após a tomada do Talibã em agosto. A Índia enviou 1,6 toneladas de medicamentos ao país no mês passado.

"O governo da Índia se comprometeu a fornecer assistência humanitária composta por grãos alimentares, um milhão de doses de vacina COVID e medicamentos essenciais que salvam vidas", disse o Ministério das Relações Exteriores em um comunicado. "Nas próximas semanas, estaríamos realizando o fornecimento de trigo e o restante da assistência médica."

A Índia disse que planeja enviar 50.000 toneladas de trigo para o Afeganistão e solicitou a ajuda do Paquistão para entregá-lo através de seu território.

Embora Islamabad tenha negado a Índia ligações comerciais ou outras ligações de transporte para o Afeganistão por anos, ele concordou com o pedido de Nova Délhi em novembro depois que autoridades talibãs pediram a Islamabad para permitir o trânsito.

Ambos os lados estão organizando as modalidades do transporte — o trigo passaria pela fronteira terrestre de Wagah entre a Índia e o Paquistão, que fica perto das regiões produtoras de grãos da Índia.

Cerca de 23 milhões de afegãos, mais da metade da população do país, estão enfrentando escassez aguda de alimentos, de acordo com o Programa Mundial de Alimentos. Nove milhões estão à beira da fome e mais de 3 milhões de crianças correm o risco de desnutrição.

O esforço da Índia para fornecer ajuda humanitária ao Afeganistão é visto como parte de uma iniciativa diplomática para se envolver com o país, onde foi marginalizado após a tomada do Talibã.

Nas últimas duas décadas, a Índia investiu bilhões em projetos de desenvolvimento em uma tentativa de construir "soft power" no Afeganistão, mas sua posição sofreu um grande golpe com a retirada das tropas americanas no ano passado.

Nova Deli ressaltou a necessidade de prestar assistência humanitária aos afegãos em uma reunião de funcionários de países regionais que sediou em novembro.

Fontes