É primavera e é outono, mas faz frio

Fonte: Wikinotícias

31 de março de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Apesar de ser primavera no Hemisfério Norte e outono no Sul - estações caracterizadas por temperaturas amenas - é o frio que está dando as caras, derrubando os termômetros para próximo ou até abaixo de 0ºC. E este frio deve seguir, nos dois hemisférios, por vários dias, alertam os especialistas. "Fim de semana polar deixará Portugal a 'tremer' de frio", escreveu o meteorologista Alfredo Graça no portal Tempo.

No Norte, há vários dias o Severe Weather alertava para uma “previsão de tempo interessante” para esta semana (veja aqui), o que se confirmou hoje com nevascas atingindo diversos países do Centro-Oeste europeu. Em Portugal, segundo o portal Tempo Metored, houve geadas no extremo norte e condições para queda de neve em Guarda e Castelo Branco.

Já no Sul, a Metsul chamou a onda fria, que ingressou após a passagem de uma frente que provocou ventania e chuvas, de "frio cedo", alertando ontem que no Brasil as temperaturas mais baixas e até negativas poderiam ocorrer nos Aparados da Serra, na região de Soledade, baixadas da Serra do Sudeste e no Planalto Sul Catarinense. O alerta se confirmou e hoje fez -0,8°C em Pinheiro Machado, no Rio Grande do Sul, estado onde ao menos uma dezena de cidades registrou frio abaixo de 5ºC.

Cold-air-outbreak

Segundo o portal Your Weather, da rede Meteored, o frio no Norte tem sido causado por um fenômeno conhecido como surto de ar frio (cold-air-outbreak), quando ventos vindos da região da Escandinávia derrubam as temperaturas em boa parte do Oeste do continente.

Fontes