Área plantada de grãos no Brasil deve superar em 1,9% a do ciclo passado, calcula Conab

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência Brasil

5 de julho de 2012

Brasília — O décimo levantamento da safra 2011/2012 indica que o total de área plantada no Brasil deve aumentar 1,9% na comparação com o ciclo 2010/2011. Esse percentual representa um aumento de 960,7 mil hectares em relação aos 49,87 milhões de hectares da safra anterior. Com isso a expectativa é que sejam plantados, na safra atual, 50,83 milhões de hectares. Os números foram divulgados hoje (5) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O feijão teve a área de cultivo reduzido.
(Foto: José Reynaldo da Fonseca)

O estudo aponta que a área cultivada com o milho segunda safra aumentou 22,7%, o que corresponde a 1,3 milhão de hectares. Em segundo lugar ficou a soja, que teve sua área de produção ampliada em 819,5 mil hectares, um crescimento de 3,4%.

Já as culturas de arroz e feijão apresentaram redução na área. No caso do feijão, o levantamento destaca que a queda se deve a "problemas na comercialização, dificuldades climáticas na Região Nordeste e preços baixos durante o estabelecimento da primeira safra". A produção de arroz foi prejudicada pela falta de água nos reservatórios, pelo aumento no custo de produção e pelos preços pouco atrativos.

Fontes


Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati