Área plantada de grãos no Brasil deve superar em 1,9% a do ciclo passado, calcula Conab

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.

Agência Brasil

Brasília • 5 de julho de 2012

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O décimo levantamento da safra 2011/2012 indica que o total de área plantada no Brasil deve aumentar 1,9% na comparação com o ciclo 2010/2011. Esse percentual representa um aumento de 960,7 mil hectares em relação aos 49,87 milhões de hectares da safra anterior. Com isso a expectativa é que sejam plantados, na safra atual, 50,83 milhões de hectares. Os números foram divulgados hoje (5) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O feijão teve a área de cultivo reduzido.
(Foto: José Reynaldo da Fonseca)

O estudo aponta que a área cultivada com o milho segunda safra aumentou 22,7%, o que corresponde a 1,3 milhão de hectares. Em segundo lugar ficou a soja, que teve sua área de produção ampliada em 819,5 mil hectares, um crescimento de 3,4%.

Já as culturas de arroz e feijão apresentaram redução na área. No caso do feijão, o levantamento destaca que a queda se deve a "problemas na comercialização, dificuldades climáticas na Região Nordeste e preços baixos durante o estabelecimento da primeira safra". A produção de arroz foi prejudicada pela falta de água nos reservatórios, pelo aumento no custo de produção e pelos preços pouco atrativos.

Fontes