Área central da Malásia sofre com enchentes; quase 100 mil pessoas foram evacuadas

Fonte: Wikinotícias

20 de dezembro de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

As fortes chuvas que atingiram uma vasta área central da Malásia Peninsular desde o dia 18 passado até hoje causaram enchentes em oito estados e territórios - Kelantan, Terengganu, Pahang, Selangor, Negri Sembilan, Perak, Kuala Lumpur e Melaka - e levaram à evacuação de quase 100 mil pessoas. Só em Selangor e Pahang 61 mil malaios tiveram que deixar suas casas, reporta a imprensa.

Mais de uma dezena de mortes já foram contabilizadas, sendo que na cidade de Telemong quatro pessoas morreram soterradas devido a um deslizamento de terra.

Saúde pública

Ao menos 72 centros de saúde mantidos pelo governo foram atingidos pelas enchentes, 43 deles localizados em Pahang e 20, em Selangor, afetando quem precisa de atendimento médico. 21 destas clínicas ficaram totalmente inoperantes.

Muitas das pessoas evacuadas passaram a ser atendidas nos centros de evacuação, mas nenhum caso grave foi registrado até agora.

No entanto, riscos de gastroenterite aguda, febre tifóide, cólera, febre aftosa e leptospirose existem, apesar de uma inspeção do Ministério da Saúde em vários centros de evacuação não encontrar água fora dos parâmetros de segurança e não encontrar criadouros do mosquito Aedes.

O Ministério também teme que possa haver um aumento de casos de covid-19 entre os evacuados, uma vez que as medidas de segurança não podem ser seguidas à risca nos abrigos. Para tentar diminuir esta possibilidade, os abrigados foram orientados a não se aglomerarem, a usar as máscaras faciais fornecidas pelo Ministério e a desinfetar as mãos frequentemente.

Mais tempestades a caminho

Segundo o Met Malaysia, um sistema de baixa pressão está se movendo para leste e deve atingir uma região no norte da península entre amanhã e quarta-feira, causando ventos e chuvas. "A possibilidade desse sistema chegar ao nível da depressão tropical é baixa", anunciou o diretor-geral da Met Malaysia, Muhammad Helmi Abdullah.

Por ora não há indicativos que o sistema atinja as mesmas áreas já afetadas, mas o Met Malaysia pediu que todos fiquem em alerta.

Fontes