África do Sul envia veículos blindados para Moçambique

Fonte: Wikinotícias
Veiculos blindado Marauder

7 de dezembro de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Carros blindados de fabricação sul-africana foram enviados para o norte de Moçambique para ajudar forças governamentais a combaterem os rebeldes islâmicos que operam na província de Cabo Delgado, revelam notícias na imprensa sul-africana e moçambicana.

Segundo essas fontes pelo menos cinco veiculos blindados Marauder foram vistos num porto moçambicano.

A notícia foi dada em primeira mão pela publicação moçambicana Moz24Horas que publicou uma foto de um Marauder em Moçambique, mas modificado com uma torre contendo uma metralhadora.

A mesma publicação disse que dois tanques de guerra foram também enviados para Moçambique mas desconhece-se o tipo de tanque. A África do Sul produz vários tipos de tanques de guerra.

A publicação sul-africana DefenceWeb fez notar que o Comité Nacional de Controle de Armas da África do Sul informou recentemente que o parlamento sul-africano tinha aprovado o fornecimentos de armas ao Moçambique por ser “um governo legítimo debaixo de ataque por terroristas”. Não foram revelados outros pormenores.

Os carros blindados Marauder são fabricados pelo Paramaount Group mas um porta-voz disse à DefenceWeb não poder comentar “devido a estritos acordos de confidencialidade e questões de segurança nacional”.

Fontes