África do Sul envia novas tropas a Moçambique para combater insurgentes islâmicos

Fonte: Wikinotícias

23 de fevereiro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A África do Sul está enviando novas tropas e veículos blindados para a província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, como parte dos esforços para combater insurgentes ligados ao Estado Islâmico.

O desdobramento faz parte da intervenção militar da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), que começou em julho do ano passado.

Mais de 3.000 soldados da SADC e ruandeses foram enviados a Moçambique para lutar contra insurgentes ligados ao Estado Islâmico. O conflito já custou mais de três mil vidas e deslocou 800.000 pessoas.

O porta-voz da Força de Defesa Nacional da África do Sul, Brigadeiro-General Andries Mahapa, disse que as novas tropas serão enviadas em breve.

“Estamos apenas confirmando o modo de transporte. Pode ser ar, terra ou mar. Lembre-se, em termos de segurança, não podemos sair direto para dizer que estamos chegando por terra ou assim por diante. Então isso vai nos comprometer. Mas estamos prontos para o combate”, disse Mahapa.

A força conjunta é conhecida como Missão da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral em Moçambique ou SAMIM.

Willem Els, analista de segurança e formador de combate ao terrorismo do Instituto de Estudos de Segurança, diz que até agora a África do Sul enviou principalmente forças especiais para Moçambique.

Ele diz que isso mudará com a implantação mais recente.

“Eles agora estão enviando alguma infantaria mecanizada, estão enviando alguns para-morcegos. Eles estão enviando algumas de suas tropas de busca de caminho, bem como algumas das forças especiais, então é um tipo de contingente mais equilibrado que está se movendo para estabilizar ainda mais a situação ”, disse ele.

Outros membros da SADC com forças em Moçambique incluem Botswana, Lesoto, Angola e Zâmbia.

O Ruanda desdobrou uma força separada a convite do Presidente moçambicano Filipe Nyusi. Acredita-se que Ruanda está sendo apoiada pelo governo francês, pois a empresa de energia francesa TotalEnergies SE tem uma enorme concessão de gás em Cabo Delgado.

Els diz que a multiplicidade de forças pode complicar as coisas.

“Você tem as forças SAMIM desdobradas, então você tem as forças moçambicanas desdobradas junto com elas, então você tem as forças ruandesas você sabe que suas chances de fogo amigo são bastante altas se você tiver uma operação de área que transborda, etc. ainda não aconteceu e também notamos que algum esforço real foi feito, em termos do SAMIM e das forças ruandesas para melhor coordenar e cooperar em termos de suas operações”, disse Els.

Questionado se a força foi bem-sucedida, o porta-voz militar Mahapa disse isso.

“A força sob a situação atual está indo muito bem. Lembre-se que não são apenas os sul-africanos. Assim somos como forças SAMIM há sucessos que estamos conseguindo. Os insurgentes estão se retirando. Estamos ganhando terreno”, disse.

Els diz que para além da intervenção militar também devem ser feitos esforços para que o povo do norte de Moçambique sinta que está a ser cuidado pelo seu governo. Caso contrário, ele diz, eles estão prontos para serem recrutados pelos insurgentes.

Fontes