'Este homem não pode permanecer no poder', diz Biden sobre Putin

Fonte: Wikinotícias

26 de março de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente Joe Biden apontou diretamente para Vladimir Putin em um discurso em Varsóvia dirigido a ucranianos, europeus e à comunidade global, culpando o presidente russo pelo cerco de um mês à Ucrânia e dizendo: “pelo amor de Deus, esse homem não pode permanecer no poder.”

Ao fazer isso, Biden traçou uma linha vermelha – mas não militarmente, como seu governo fez ao negar os pedidos desesperados do presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy por uma zona de exclusão aérea sobre seu país, um movimento que Biden disse que levaria à “Terceira Guerra Mundial”.

Palavras tão fortes do presidente dos EUA no sábado efetivamente encerram qualquer chance adicional de diplomacia EUA-Rússia, e colocam os EUA e a Rússia novamente em lados opostos em uma divisão ideológica que Biden alertou que “não seria vencida em dias ou meses”, invocando o lutas dolorosas de ex-nações comunistas – incluindo a Polônia – para se separar da ex-URSS.

Mas apenas alguns minutos depois, o governo de Biden voltou atrás em parte de sua retórica, com um alto governo dizendo a repórteres: “O argumento do presidente era que Putin não pode exercer poder sobre seus vizinhos ou a região. Ele não estava discutindo o poder de Putin na Rússia ou a mudança de regime.”

O Kremlin desprezou os comentários do presidente quando perguntado sobre eles após o discurso. Seu porta-voz principal, Dmitry Peskov, disse que os russos decidiriam quem deveria ser seu líder.

“Isso não é para Biden decidir. O presidente da Rússia é eleito pelos russos”.

Biden também elogiou o povo ucraniano, que recrutou todos os homens adultos saudáveis para a luta, que recentemente ultrapassou a marca de um mês.

“Sua resistência corajosa é parte de uma luta maior por princípios democráticos essenciais que unem todas as pessoas livres: o estado de direito; eleições justas e livres; a liberdade de falar, escrever e reunir; a liberdade de adorar como se escolhe; a liberdade de imprensa: esses princípios são essenciais em uma sociedade livre”, disse Biden à multidão de quase 1.000 pessoas. Ele incluía funcionários ucranianos e poloneses, cidadãos comuns e diplomatas que se aglomeravam no pátio no frio cortante do Castelo Real de Varsóvia, que estava iluminado com as cores das bandeiras ucraniana e polonesa, azul e amarelo, vermelho e branco.

Biden também apelou ao povo russo, dizendo: “Este não é quem você é. Esta não é a reserva futura que você merece para suas famílias e seus filhos. Eu estou te dizendo a verdade. Esta guerra não é digna de vocês, povo russo.”

O discurso vem no final de uma turnê diplomática relâmpago, na qual Biden se encontrou com líderes da OTAN, europeus e do G-7 em Bruxelas e depois seguiu para o sudeste da Polônia, onde mísseis foram estacionados com destaque perto de uma base temporária dos EUA, dentro de um alcance fácil. do oeste da Ucrânia.

A cidade de Lviv, a apenas 80 quilômetros da fronteira polonesa, está sob ataque crescente nos últimos dias e foi atingida por foguetes em dois ataques no sáb ado. Quando perguntado no início do dia se Putin ajustou sua estratégia de guerra convencional ousada e de todas as frentes na Ucrânia, Biden respondeu: “Acho que não.”

Fontes