"Uma grande árvore caiu", diz presidente do Gana sobre morte de Jerry Rawlings
12 de novembro de 2020
O antigo presidente do Gana Jerry Rawlings morreu nesta quinta-feira, 12, mas o partido que ele fundou, Congresso Nacional Democrata (CND), que deu a notícia, não avançou mais detalhes.
O Presidente da República, Nana Akufo-Addo, confirmou em comunicado que Rawlings tinha falecido "depois de uma curta doença".
"Uma grande árvore caiu e o Gana está mais pobre com essa perda", disse Akufo-Addo que ordenou que as bandeiras de todo o país ficassem a meia haste e sete dias de luto nacional a partir de amanhã.
Ele anunciou a suspensão da campanha eleitoral em curso com vista às presidenciais de Dezembro.
O candidato do partido de Rawlings, CND, John Mahama, também informou ter suspendido a campanha. "Que a sua alma descanse em paz", acrescentou Mahama, também ex-Presidente do Gana.
Após um primeiro golpe de Estado em 1979, Jerry Rawlings, conhecido jogador de rugby, assumiu o poder num segundo golpe de Estado, em 1981.
Rawlings renunciou ao cargo em 2000, depois de ter sido eleito duas vezes.
Nascido a 22 de Junho de 1947, em Acra, capital do Gana, filho de pai escocês e mãe ganesa, Rawlings entrou na academia militar em 1967, da qual saiu um ano mais tarde para se juntar à Força Aérea, onde se destacou como piloto.
Conhecido, numa primeira fase, pela sua imagem de “revolucionário honesto", que tomou o poder duas vezes, aos 32 anos e depois aos 34, destacou-se por um discurso nacional populista e uma filiação política "progressista".
Em 1981, tornou-se chefe do Conselho Nacional de Defesa Provisório, cargo que ocupou durante 11 anos.
Enquanto líder do país, o seu Governo foi acusado de violar os direitos humanos, até ceder à democratização do Gana no início da década de 1990.
Vários ex-chefes de Estado e altas figuras do exército foram executados durante o seu regime, mas para muitos pobres Rawlings era o campeão deles.
Apesar de ter muitos detratores, era muito popular e foi eleito Presidente da República em 1992, com mais de 58% dos votos num escrutínio democrático, mas manchado por acusações de fraude.
Foi reeleito em 1996, na primeira volta, numa eleição então considerada transparente. Após 19 anos e sete meses no poder, renunciou em 2000 com a eleição de John Kufuor.
Uma das suas marcas era pilotar o próprio avião em que viajava como Presidente.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fontes
- "Uma grande árvore caiu" disse o Presidente do Gana ao anunciar a morte de Jerry Rawlings— Voz da América, 12 de novembro de 2020
![]() | A versão original da notícia, ou partes dela, foram extraídas da Voz da América, que libera seus conteúdos sob domínio público. |
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|