"Uma grande árvore caiu", diz presidente do Gana sobre morte de Jerry Rawlings
12 de novembro de 2020
O antigo presidente do Gana Jerry Rawlings morreu nesta quinta-feira, 12, mas o partido que ele fundou, Congresso Nacional Democrata (CND), que deu a notícia, não avançou mais detalhes.
O Presidente da República, Nana Akufo-Addo, confirmou em comunicado que Rawlings tinha falecido "depois de uma curta doença".
"Uma grande árvore caiu e o Gana está mais pobre com essa perda", disse Akufo-Addo que ordenou que as bandeiras de todo o país ficassem a meia haste e sete dias de luto nacional a partir de amanhã.
Ele anunciou a suspensão da campanha eleitoral em curso com vista às presidenciais de Dezembro.
O candidato do partido de Rawlings, CND, John Mahama, também informou ter suspendido a campanha. "Que a sua alma descanse em paz", acrescentou Mahama, também ex-Presidente do Gana.
Após um primeiro golpe de Estado em 1979, Jerry Rawlings, conhecido jogador de rugby, assumiu o poder num segundo golpe de Estado, em 1981.
Rawlings renunciou ao cargo em 2000, depois de ter sido eleito duas vezes.
Nascido a 22 de Junho de 1947, em Acra, capital do Gana, filho de pai escocês e mãe ganesa, Rawlings entrou na academia militar em 1967, da qual saiu um ano mais tarde para se juntar à Força Aérea, onde se destacou como piloto.
Conhecido, numa primeira fase, pela sua imagem de “revolucionário honesto", que tomou o poder duas vezes, aos 32 anos e depois aos 34, destacou-se por um discurso nacional populista e uma filiação política "progressista".
Em 1981, tornou-se chefe do Conselho Nacional de Defesa Provisório, cargo que ocupou durante 11 anos.
Enquanto líder do país, o seu Governo foi acusado de violar os direitos humanos, até ceder à democratização do Gana no início da década de 1990.
Vários ex-chefes de Estado e altas figuras do exército foram executados durante o seu regime, mas para muitos pobres Rawlings era o campeão deles.
Apesar de ter muitos detratores, era muito popular e foi eleito Presidente da República em 1992, com mais de 58% dos votos num escrutínio democrático, mas manchado por acusações de fraude.
Foi reeleito em 1996, na primeira volta, numa eleição então considerada transparente. Após 19 anos e sete meses no poder, renunciou em 2000 com a eleição de John Kufuor.
Uma das suas marcas era pilotar o próprio avião em que viajava como Presidente.
Fontes
- "Uma grande árvore caiu" disse o Presidente do Gana ao anunciar a morte de Jerry Rawlings — Voz da América, 12 de novembro de 2020
Conforme os termos de uso "todo o material de texto, áudio e vídeo produzido exclusivamente pela Voz da América é de domínio público". A licença não se aplica a materiais de terceiros divulgados pela VOA. |
Esta página está arquivada e não é mais editável. |