"Batman Begins" recebe elogios do público e da crítica especializada

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Attention niels epting.svg
Como parte da política de proteção do Wikinotícias, esta notícia está protegida.
Atualizado em 17 de janeiro de 2007 por Armagedon. Mudado link de Christopher Nolan que fazia referência da Wiki en para (agora) Wiki pt. Para maiores informações veja o histórico.

23 de junho de 2005

Batman, o homem morcego está de volta, agora pelas mãos do diretor Christopher Nolan em: Batman Begins. Este filme não é uma seqüência dos filmes anteriores, dirigidos por Tim Burton e Joel Schumacher, mas um novo recomeço.

De uma forma geral o filme foi bem recebido pelo público e recebeu boas críticas dos críticos especializados. No website Yahoo! Movies, a nota média da critica especializada em 22 de junho era B+ e do público A-. Mais importante do que essas notas, foram os comentários positivos a respeito do filme.

Este filme de Batman, ao contrário dos recentes filmes, é mais comedido. Não há vilões espalhafatosos vestidos em roupas brilhantes e com visual carnavalesco (o único vilão mascarado do filme usa simplesmente um saco de estopa na cabeça). O filme é bem comedido, até na trilha sonora e nos efeitos especiais, que passam praticamente despercebidos. O filme segue o moto: "menos é igual a mais", e se sustenta num bom roteiro, direção e elenco, que tem Morgan Freeman, Michael Caine, Liam Neeson, Gary Oldman e Rutger Hauer, entre outros.

No filme Batman é mostrado de forma humana, que se machuca, apesar de toda proteção oferecida por seu traje. Em uma das cenas o mordomo sugere a prática de pólo como desculpa para os ferimentos do patrão Bruce, sofridos durante suas lutas com os bandidos como Batman. Este também é o filme de Batman que mais destaque dá para a personagem de Bruce Waine.

Gotham City é uma cidade dominada por políticos corruptos e bandidos, e onde os cidadãos desamparados, não sabem a quem recorrer. Tudo é bastante real, e é possível aqui que algumas pessoas que moram em certos centros urbanos, como São Paulo e Rio de janeiro, se identifiquem com os habitantes de Gotham.

A personagem de Batman surge como alguém que não vai resolver de uma vez todos os problemas da cidade, mas como alguém que oferece um início, uma esperança para os cidadãos, uma vez que a outra alternativa seria a completa destruição da cidade. E é nesse contexto que no final do filme: Batman Begins (Batman começa).

Batman Begins conta com algumas surpresas interessantes. Observe a posição onde foram colocados os créditos e veja como ela casa com todo o filme.

Fontes