Ucrânia: China anuncia que participará de negociações pela paz na Arábia Saudita

Fonte: Wikinotícias

4 de agosto de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O enviado especial chinês para assuntos da Eurásia, Li Hui, participará das negociações de Jeddah iniciadas pela Arábia Saudita sobre o acordo de paz na Ucrânia, disse o Ministério das Relações Exteriores da China na sexta-feira.

"A China está disposta a trabalhar com a comunidade internacional para continuar a desempenhar um papel construtivo na promoção de uma solução política para a crise na Ucrânia", disse Wang Wenbin, porta-voz do ministério chinês, em comunicado.

A Ucrânia e os diplomatas ocidentais esperam que a reunião deste fim de semana na cidade portuária de Jeddah seja uma oportunidade para as autoridades chegarem a um acordo sobre os princípios-chave para formar um acordo de paz.

Cerca de 40 países foram convidados, mas alguns poderiam não participar, incluindo China, Brasil e África do Sul. Ambos esses países permaneceram neutros e o acordo busca privilegiar a Ucrânia.

A China foi convidada para uma rodada anterior de negociações em Copenhague no final de junho, mas não compareceu.

A Ucrânia e seus aliados estão otimistas de que a cúpula de Jeddah ajudará a aumentar o apoio global a um plano de paz na Ucrânia.

Notícias relacionadas

Fontes