Arábia Saudita sediará cúpula da paz organizada pela Ucrânia

Fonte: Wikinotícias

31 de julho de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Arábia Saudita será o local de uma cúpula de paz organizada pela Ucrânia no próximo mês, buscando uma maneira de acabar com a invasão da Rússia na Ucrânia. As negociações acontecerão em Jeddah, de 5 a 6 de agosto.

As reuniões incluiriam autoridades ocidentais e representantes de até 30 países, incluindo Brasil, Índia e África do Sul, de acordo com a Associated Press, que também informa que um alto funcionário dos EUA participará.

Autoridades ocidentais dizem esperar que a cúpula possa apresentar termos de paz que favoreçam a Ucrânia. A notícia das negociações veio depois que o conselheiro de segurança nacional dos EUA, Jake Sullivan, visitou o reino na quinta-feira. O Wall Street Journal noticiou em primeira mão sobre a cúpula.

As nações árabes, em geral, mantiveram-se neutras na invasão da Ucrânia pela Rússia, em parte por causa de seus laços militares e econômicos com Moscou. Além disso, a Arábia Saudita, como membro da OPEP, manteve uma relação mais próxima com a Rússia, que também é um país membro.

Sediar a cúpula ajudará a aumentar o perfil do príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman, que está tentando melhorar as relações com o Irã e pressionar pela paz com o Iêmen, informa a AP.

No entanto, as relações entre a Arábia Saudita e os Estados Unidos permanecem tensas depois que a Opep cortou a produção de petróleo. O atual ataque russo à Ucrânia levou a um aumento nos preços da energia.

Notícia relacionada

Fontes