Ucrânia: EUA participação de negociação pela paz

Fonte: Wikinotícias

1 de agosto de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Funcionários do governo dos EUA participarão de uma cúpula sobre a Ucrânia na Arábia Saudita, anunciou o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, durante um briefing na segunda-feira, dizendo que não poderia fornecer mais detalhes.

O Wall Street Journal informou no sábado que a Arábia Saudita convidaria os estados ocidentais, a Ucrânia e os principais países em desenvolvimento para as negociações.

A cúpula da Arábia Saudita está programada para ser realizada em Jeddah no fim de semana e discutirá a implementação do plano de paz de Zelenskyy para acabar com o conflito entre Rússia e Ucrânia.

O presidente mexicano, Andrés Manuel Lopez Obrador, pediu o fim da invasão "irracional" na Ucrânia e pediu que as próximas negociações de paz no Oriente Médio incluam representação da Ucrânia e da Rússia.

Lopez Obrador disse que o México só participaria das negociações de paz se ambos os lados estivessem presentes.

O presidente mexicano tentou manter seu país neutro, embora seu governo tenha apoiado algumas das principais resoluções da ONU contra a Rússia. O México se recusou a enviar armas para a Ucrânia e não impôs sanções contra a Rússia.

O Kremlin disse na segunda-feira que "acompanhará" a reunião, mas atualmente não vê condições para negociações de paz com Kiev.

Notícia relacionada

Fontes