Bento XVI planeja vir ao Brasil

Fonte: Wikinotícias

16 de fevereiro de 2007

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A visita de Bento XVI ao Brasil ocorrerá de 9 a 13 de maio de 2007 e seu objetivo principal é dar início à V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe (de 13 a 31 de maio de 2007) no Santuário de Aparecida no Vale do Paraíba, estado de São Paulo.

O sumo pontífice visitará também a cidade de São Paulo logo após sua chegada no dia 9 de maio, hospedando-se no Mosteiro de São Bento. No dia 10 de maio, Bento XVI terá um encontro com o presidente Luís Inácio Lula da Silva, embora a programação oficial ainda não tenha sido divulgada até o momento (28/03/2024).[1]

O papa, além de celebrar missas em Aparecida e na capital paulista, também visitará uma fazenda para recuperação de dependentes químicos em Guaratinguetá, também no Vale do Paraíba.

Dom Odilo Scherer, bispo-auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e secretário-geral da CNBB, afirmou em entrevista coletiva que é possível que o papa percorra as cidades no "papamóvel".

Esta será a primeira visita do papa ao continente americano, embora quando cardeal, Joseph Ratzinger tenha visitado a cidade do Rio de janeiro em 1990.


Frei Galvão

Fontes do Vaticano informaram que existe a possibilidade de que o beato brasileiro Frei Galvão seja canonizado na capital paulista durante a visita papal.[2] Com a canonização, Frei Galvão será o primeiro santo nascido em território brasileiro.

Cobertura televisiva

Em 13 de fevereiro decidiu-se que a cobertura televisiva será comandada pela Rede Globo, que segundo a CNBB tem mais condições técnicas e capilaridade de emissão que outras redes brasileiras. Não haverá nenhum tipo de troca monetária entre a Globo e o Vaticano pela transmissão e também ficam proibidos quaisquer anúncios de produtos como cerveja ou preservativos durante os eventos que envolvam a figura do líder católico.[3]

Referências

  1. Papa se encontrará com Lula em São Paulo no dia 10 de maio - Agência Reuters
  2. Vaticano afirma que frei Galvão pode ser canonizado no Brasil
  3. Globo vai liderar transmissão da visita de Bento 16 ao Brasil

Links externos