Ucrânia evacuando moradores de Kupiansk em meio a ataques russos

Fonte: Wikinotícias

13 de março de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Ucrânia está evacuando civis de Kupiansk, na região nordeste, meses depois de forçar a saída de soldados russos da cidade. A cidade sitiada está agora sob cerco novamente.

Os ganhos ucranianos na região de Kharkiv em setembro ajudaram a virar o conflito na época, mas agora o ataque de Moscou tornou impossível o retorno à vida normal. O Instituto para o Estudo da Guerra em Washington disse que os ataques impediram a Ucrânia de redistribuir suas tropas de lá para outros pontos ao longo das linhas de frente no leste da Ucrânia.

O Ministério da Defesa da Rússia disse no domingo que suas forças atingiram posições militares ucranianas em torno de Kupiansk, e autoridades ucranianas locais confirmaram que houve bombardeios na região.

No final de semana, Oleh Syniehubov, chefe da administração militar regional ucraniana, descreveu os combates perto de Kupiansk como alguns dos “mais quentes” no momento e pediu aos residentes remanescentes que saíssem.

“As forças inimigas estão tentando incansavelmente atacar as posições de nossas forças. É por isso que anunciamos evacuações obrigatórias”, disse Syniehubov em rede nacional.

Em seu discurso de sábado à noite, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, identificou a região de Kharkiv como um dos vários lugares que sofrem ataques “todos os dias, todas as noites”.

“Em menos de dois meses e meio, mais de 40 mísseis inimigos já atingiram Kharkiv”, disse ele. Kharkiv é a segunda maior cidade do país e uma capital regional, que as forças russas tentaram capturar.

Os combates também continuam a 130 quilômetros (81 milhas) de distância em Bakhmut, tanto em seus arredores quanto em algumas de suas ruas, e na cidade de Kherson, no sul.

Um decreto de sanção foi publicado, disse Zelenskyy, com mais de 280 empresas e 120 pessoas “que, por meio de esquemas de negócios de jogos de azar, trabalharam contra a Ucrânia, retiraram fundos de nosso Estado e financiaram vários esquemas russos”.

Fontes