Saltar para o conteúdo

Ucrânia convida primeiro-ministro chinês para visita

Fonte: Wikinotícias

30 de julho de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Uma possível reunião entre líderes chineses e ucranianos vem à tona quando a Ucrânia convidou na terça-feira o primeiro-ministro da China para conversas bilaterais.

O convite vem depois que o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, foi à China na semana passada, a primeira visita desse tipo desde a invasão total da Ucrânia pela Rússia em 2022.

A China manifestou interesse em visitar, de acordo com a Ucrânia.

A China apresentou uma posição neutra sobre a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, mantendo laços com a Rússia e ajudando o país a manter sua economia à tona.

O convite da Ucrânia ocorre quando a Rússia anunciou que capturou uma vila ucraniana adicional na terça-feira. A Rússia descreve a aldeia como "libertada", sendo uma de uma série de aldeias capturadas pelo país nas últimas semanas.

O país também iniciou exercícios militares em grande escala na terça-feira, com mais de 300 exercícios de combate relatados. Cerca de 20.000 militares, 300 navios e 50 aeronaves estão programados para participar dos exercícios.

"Os principais objetivos dos exercícios são testar as ações do comando militar da Marinha em todos os níveis, bem como a prontidão das tripulações dos navios, unidades de aviação naval e tropas navais costeiras", disse o Ministério da Defesa da Rússia.

Autoridades da região russa de Kursk disseram na terça-feira que as equipes extinguiram um incêndio em um depósito de petróleo que foi atingido por um ataque de drone ucraniano dois dias antes.

O governador de Kursk, Alexei Smirnov, disse no Telegram que o ataque incendiou vários tanques de combustível e que ninguém ficou ferido.

Em novos ataques na terça-feira, drones aéreos ucranianos atingiram várias áreas na região de Belgorod, na Rússia, localizada ao longo da fronteira com a Ucrânia.

Os drones atingiram duas aldeias, danificando várias casas e uma empresa agrícola, de acordo com um post no Telegram do governador de Belgorod, Vyacheslav Gladkov.

Os militares da Ucrânia disseram na terça-feira que suas defesas aéreas derrubaram sete drones de reconhecimento russos durante o dia anterior.

Na região nordeste da Ucrânia de Kharkiv, um bombardeio russo feriu uma pessoa na manhã de terça-feira, disseram autoridades locais.

O bombardeio russo também feriu uma pessoa e danificou várias casas na região de Kherson, no sul da Ucrânia, de acordo com o governador regional.