UEFA abandona plano para permitir equipe sub-17 russa em competições europeias

Fonte: Wikinotícias
Logotipo da UEFA

11 de outubro de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A UEFA, órgão máximo do futebol europeu, abandonou seu plano de admitir a seleção sub-17 da Rússia para o campeonato europeu que será realizado no próximo ano.

Em setembro de 2022, a União das Associações Europeias de Futebol suspendeu todas as seleções russas de competir em competições europeias, após a invasão da Ucrânia.

Depois, no mês passado, a UEFA decidiu permitir que as equipes jovens voltassem às competições sem que as suas cores ou bandeira fossem apresentadas ou o hino fosse tocado, dizendo que as crianças não deveriam ser punidas pelas ações dos adultos.

Algumas federações de futebol discordaram da decisão, principalmente a federação ucraniana, e afirmaram que boicotariam todas as competições que envolvessem uma equipe russa.

A decisão de reversão foi tomada numa reunião na terça-feira que contou com a presença do vice-presidente sênior da UEFA, Karl-Erik Nilsson, que perdeu o cargo de presidente da confederação sueca dias atrás por apoiar a iniciativa da UEFA.

A UEFA escolheu Reino Unido e Irlanda como anfitriões de 2028. Também nomeou a Turquia e a Itália como anfitriões dos campeonato de 2032.

Aleksandr Dyukov, o integrante russo no comitê executivo da UEFA, não compareceu à reunião. O sindicato do futebol russo não fez comentários imediatos.

Fontes