Turquia realizará segundo turno das eleições presidenciais

Fonte: Wikinotícias

15 de maio de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Conselho Eleitoral da Turquia anunciou o segundo turno das eleições presidenciais para 28 de maio. Após o primeiro turno, o atual presidente Recep Erdoğan obteve 49,51% dos votos, seu rival Kemal Kılıçdaroğlu recebeu 44,88% dos votos.

No entanto, ambos os lados afirmam estar na liderança e contestam os números, alertando contra conclusões prematuras em um país profundamente polarizado e em uma encruzilhada política.

As pesquisas de opinião antes da eleição indicaram uma disputa muito acirrada, dando a Kılıçdaroğlu, que lidera uma aliança de seis partidos da oposição, uma ligeira vantagem. Duas pesquisas em 12 de maio mostraram que ele poderia ultrapassar os 50% e vencer em primeiro turno.

A votação na eleição presidencial não apenas determinará quem lidera a Turquia, um país membro da OTAN de 85 milhões, mas também se manterá relacionamentos importantes com a Rússia, o Oriente Médio e o Ocidente.

“Erdogan terá uma vantagem no segundo turno das eleições depois que sua aliança teve um desempenho muito melhor do que a aliança da oposição. Espero... grandes flutuações cambiais nas próximas duas semanas”, afirmou o diretor-gerente da empresa de consultoria política Strategic Advisory Services.

Enquanto isso, torcedores de ambos os lados comemoraram os resultados.

Milhares de eleitores de Erdoğan se reuniram em frente à sede do partido em Ancara. O presidente turco disse que os resultados atuais mostram que ele está bem à frente do candidato Kemal Kılıçdaroğlu nas eleições, mas não declarou uma vitória absoluta. Em seu primeiro discurso desde o fechamento das urnas, Erdoğan disse que os votos emitidos no exterior ainda estavam sendo contados e que ele estava 2,6 milhões de votos à frente de seu oponente.

Em um discurso para uma multidão entusiasmada do lado de fora da sede de seu partido AKP, Erdogan disse que respeitaria a decisão do povo se a votação na eleição presidencial fosse para um segundo turno.

O candidato presidencial da oposição da Turquia, Kemal Kılıçdaroğlu, disse que tomaria a decisão do povo de realizar um segundo turno, acrescentando que o presidente Erdoğan não obteve o resultado que esperava nas eleições. Falando ao lado de líderes de outros partidos em sua aliança, ele disse que venceria Erdoğan no segundo turno das eleições.

Os turcos também votaram em um novo parlamento. O resultado da Aliança do Povo, formada também pelo partido islâmico de Erdoğan, foi melhor do que o esperado e pode ganhar a maioria. Depois de contar 93% dos votos, a aliança consegueu 324 assentos no parlamento de 600 assentos. A de Kılıçdaroğlu, formada por seis partidos de oposição, conta com 211 assentos.

Fontes