Saltar para o conteúdo

Tempestade Ernesto ganha força e passa a furacão depois de deixar Porto Rico a caminho das Bermudas

Fonte: Wikinotícias

15 de agosto de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Mapa do tempo refletindo a posição do furacão Ernesto no Mar do Caribe na quinta-feira, 15 de agosto de 2024, de acordo com o relatório meteorológico oferecido pelo Centro Nacional de Furacões com sede em Miami, EUA.

Os meteorologistas preveem que Ernesto alcance força de furacão maior no sábado ao se aproximar das Bermudas e seus ventos aumentem um pouco mais a partir desta sexta-feira à noite.

O Centro Nacional de furacões (CNF) prevê que o furacão Ernesto alcançará maior categoria nas forças de seus ventos no sábado ao se aproximar do Nordeste do mar do Caribe no sábado.

Às 14:00 desta quinta-feira Ernesto foi localizado perto da latitude 25,4 Norte, longitude 69,3 Oeste, a cerca de 885 km das Bermudas onde continua se movendo para o norte cerca de 22 km/h e ventos superiores a 140 km/h.

"Na trajetória de previsão, espera-se que o centro de Ernesto passe perto ou sobre as Bermudas no sábado", embora se espere que Ernesto permaneça bem ao largo da costa leste dos EUA, a tempestade deve gerar ondas ao longo da costa no final desta semana e no fim de semana. Estas ondas podem representar um risco significativo de ondas e correntes de retorno com risco de vida, indicou o CNF.

O furacão Ernesto formou-se em 8 de agosto no Atlântico Central a sudoeste de Cabo Verde. Em 12 de agosto Ernesto intensificaria à medida que atravessava as Pequenas Antilhas, impactando as Ilhas Virgens e Porto Rico. Condições ambientais favoráveis permitiram a Ernesto intensificar-se ainda mais, tornando-se um furacão a 14 de agosto.

Várias estradas principais da Ilha de Guadalupe foram fechadas devido à tempestade. Ventos sustentados na Ilha de Culebra atingiram 138 km/h, onde árvores derrubadas bloquearam estradas e telhados foram arrancados. Mais de 45.000 clientes perderam energia nas Ilhas Virgens em resultado de rajadas de vento com força de furacão. A totalidade de Saint Croix e Saint Thomas perdeu eletricidade. Mais de 728.000 famílias em Porto Rico perderam energia, cerca de metade da ilha. Mais 235.000 famílias sofreram interrupções de água.

As escolas e as dependências públicas seguiam fechadas nas Ilhas Virgens Americanas e em Porto Rico, onde foram reportadas inundações em várias áreas, o que obrigou as autoridades a fechar estradas, algumas das quais estavam cobertas de árvores caídas. Mais de 140 voos de e para Porto Rico foram cancelados.

Ernesto é a quinta tempestade nomeada e o terceiro furacão na temporada atual de furacões no Oceano Atlântico.