Taxa de inflação da Argentina ultrapassa a marca de 100%

Fonte: Wikinotícias

16 de março de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A taxa de inflação anual da Argentina ultrapassou a marca de 100% pela primeira vez desde 1991.

A agência de estatísticas do governo disse na terça-feira que a taxa de inflação anual de fevereiro subiu para 102,5%, tornando-a uma das mais altas do mundo. A agência disse que os preços ao consumidor subiram 6,6% no mês passado em comparação com o mesmo período do ano anterior e 13,1% combinados nos dois primeiros meses deste ano.

A forte alta da taxa deveu-se ao aumento dos preços de alimentos e bebidas, que terminaram em 9,8% no mês passado em relação a janeiro.

Relatórios dizem que o aumento dos preços ao consumidor desafiou inúmeras tentativas do governo do presidente Alberto Fernandez de domar a inflação, incluindo um teto para o preço de alimentos e outros bens.

A alta da taxa de inflação foi atribuída a vários fatores, incluindo uma enxurrada de dinheiro em circulação pelo banco central, juntamente com uma onda de calor persistente e uma seca subsequente que destruiu colheitas e afetou as exportações agrícolas. A alta taxa de inflação deixou ainda mais o país sul-americano atolado em uma crise econômica persistente.

O Fundo Monetário Internacional aprovou um pacote de ajuda financeira de US$ 44 bilhões para a Argentina.

Fontes