Sob ataque de facção, prefeito de Manaus pede Exército nas ruas

Fonte: Wikinotícias

7 de junho de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os ataques de traficantes da facção Comando Vermelho, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, ampliaram para um total de cinco cidades do Amazonas atingidas: Manaus, Manacapuru, Iranduba, Careiro Castanho e Parintins. As retaliações pela morte de um traficante provocaram pronunciamento do governador Wilson Lima (PSC) e do prefeito Davi Almeida (Avante) no início da noite deste domingo (6). Durante a tarde, um monumento de uma praça e duas escolas públicas foram incendias na capital amazonense.

Indústrias da Zona Franca de Manaus suspenderam o terceiro turno de trabalho, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos. Um foguetório, com fogos de artifício, foi ouvido por moradores de ao menos 15 bairros, entre eles, Japiim, na zona centro-sul, onde criminosos incendiaram uma agência da Caixa Econômica Federal. A Prefeitura de Manaus informou que as aulas das escolas da rede municipal estão suspensas nesta segunda-feira (7).

O prefeito de Manaus, David Almeida foi pessoalmente, na noite deste domingo, ao monumento “Bolas das Letras”, no bairro Dom Pedro, na zona oeste da cidade, no qual traficantes atearam fogo na praça. “Foram longe demais, um abuso extremo, que a sociedade não pactua e não aceita. Nem numa guerra atacam uma ambulância. Muito ousados, chega! Você que sabe onde estão esses marginais, denunciem, liguem para a polícia”, disse o prefeito, falando sobre a ambulância do Samu (Serviço Móvel de Atendimento de Urgência) atacada pela manhã.

David Almeida, que é da base política do presidente Jair Bolsonaro, assim como Wilson Lima, disse que comunicou os ataques em Manaus ao Comando Militar da Amazônia (CMA), instituição do Exército brasileiro. “O Estado não pode recuar, tem que ter muita firmeza nesse momento. Já conversei com o Comandante Militar da Amazônia (general Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira) e falei com o Wilson Lima. Se estão fazendo isso a luz do dia, durante a noite pode ser muito pior, delegacias estão sendo atacadas. Tem que convocar a GLO, está mais do que na hora do Exército entrar nas ruas, não se pode deixar que os marginais tomem conta. Eu quero fazer um apelo à sociedade: ou ela toma uma atitude para acabar com as drogas, ou as drogas vão acabar com a sociedade. E temos sim (que ter) a presença do Exército nas ruas para colocar esses bandidos no lugar deles”, disse o prefeito. Ele garantiu que a vacinação contra a Covid-19 será mantida nesta segunda-feira (7). Os postos já recebem apoio do Exército.

Fontes