Sayfullo Saipov é condenado à prisão perpétua por ataque terrorista em Nova York

Fonte: Wikinotícias

14 de março de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O procurador dos EUA para o Distrito Sul de Nova York anunciou na segunda-feira que o júri não conseguiu chegar a uma decisão unânime sobre a pena de morte para Sayfullo Saipov, que atropelou pessoas no centro de Manhattan em outubro de 2017 enquanto dirigia um caminhão.

Como resultado do ato terrorista cometido por ele, oito pessoas foram mortas, 12 (incluindo Sayfullo, que foi ferido por um tiro de policial) ficaram feridas. Entre os feridos estavam duas crianças com necessidades especiais que viajavam em um ônibus escolar no qual atingiu.

Cidadão do Uzbequistão, Sayfullo Saipov nasceu em Tashkent em 1988. Ele se mudou para os EUA em 2010 depois de ganhar o green card.

Em 26 de janeiro, o mesmo júri considerou Saipov culpado de todas as 28 acusações, incluindo agressão com arma perigosa e tentativa de homicídio, fornecimento de apoio material a uma organização terrorista estrangeira resultando em morte; e o uso de um veículo para causar a morte.

O juiz distrital condenará Saipov a uma sentença de prisão perpétua por realizar o ataque em nome do grupo terrorista IS em todas as nove acusações.

Fontes