Represa explode no sul da Ucrânia

Fonte: Wikinotícias

6 de junho de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Ucrânia e a Rússia acusaram-se mutuamente de explodir uma grande barragem na terça-feira perto de Kherson, no sul da Ucrânia.

A destruição da barragem de Kakhovka em uma área da Ucrânia ocupada por forças russas provocou alertas de evacuação para as pessoas que vivem ao longo do rio Dnipro.

O presidente Volodymyr Zelenskyy convocou uma reunião de emergência de seu Conselho Nacional de Segurança e Defesa para discutir a situação.

“A destruição da barragem da usina hidrelétrica de Kakhovka apenas confirma para o mundo inteiro que eles devem ser expulsos de todos os cantos do território ucraniano”, tuitou Zelenskyy. “Nenhum metro deve ser deixado para eles, porque eles usam cada metro para o terror. É apenas a vitória da Ucrânia que devolverá a segurança. E essa vitória virá. Os terroristas não serão capazes de parar a Ucrânia com água, mísseis ou qualquer outra coisa.”

Autoridades russas disseram que ataques ucranianos danificaram a barragem.

A agência humanitária da ONU twittou na terça-feira que a destruição da barragem “coloca milhares de civis em perigo, deixando muitos sem casa e em extrema necessidade humanitária”.

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, disse estar “chocado com o ataque sem precedentes” e que o conselho discutirá o assunto em sua reunião deste mês. OTAN e União Europeia, aliadas da Ucrânia, acusaram a Rússia.

Fontes