República Dominicana fechará fronteira com o Haiti por causa de disputa no canal

Fonte: Wikinotícias

16 de setembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente da República Dominicana anunciou na quinta-feira que fecharia todas as fronteiras com o vizinho Haiti a partir da manhã de sexta-feira devido a uma disputa sobre um canal haitiano que usaria água de um rio ao longo da fronteira comum.

As fronteiras aéreas, marítimas e terrestres deverão fechar às 6 horas locais de sexta-feira e permanecerão bloqueadas “até que seja necessário”, disse o presidente Luis Abinader. A República Dominicana também enviou 20 veículos blindados para um acampamento militar na fronteira.

“Infelizmente, eles não nos deixaram outra alternativa senão tomar medidas drásticas”, disse Abinader aos repórteres durante uma entrevista coletiva na quinta-feira. “Estamos preparados há semanas, não só para esta situação, mas também para uma possível força de paz no Haiti”.

A decisão veio depois que autoridades haitianas e dominicanas mantiveram conversações na quarta e quinta-feira para tentar chegar a uma resolução. Essas negociações devem continuar.

A disputa gira em torno da escavação de um canal por um grupo agrícola do Haiti que utilizaria água do rio Massacre, que corre ao longo da fronteira que os dois países compartilham.

O presidente dominicano acusou o Haiti de tentar desviar a água do rio partilhado e disse que isso teria impacto nos agricultores dominicanos e no ambiente.

O governo do Haiti respondeu, dizendo que tem o direito de usar o rio partilhado, em conformidade com um tratado de 1929.

O governo disse que “tomará todas as medidas necessárias para proteger os interesses do povo haitiano”. As relações entre os dois países, que partilham a ilha de Hispaniola, têm-se tornado cada vez mais tensas nos últimos anos, incluindo no que diz respeito à segurança das fronteiras e ao tratamento dos migrantes haitianos e dos requerentes de asilo, muitos dos quais fogem da violência mortal dos gangues no Haiti.

Desde que o encerramento iminente foi anunciado, centenas de haitianos regressaram da República Dominicana.

Fontes

‎‎