República Centro Africana vota na segunda volta das legislativas

Fonte: Wikinotícias

15 de março de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Debaixo de fortes medidas de segurança os eleitores na República Centro Africana estão hoje a votar na segunda volta de eleições parlamentares cuja primeira volta foi marcada por ataques de rebeldes em redor do país.

A segunda volta da votação de hoje decorre em 49 distritos eleitorais enquanto 69 outros distritos estão a votar ainda na primeira volta porque em Dezembro a violência impediu a votação nessas zonas.

Em Dezembro Faustin Archange Touadéra foi re-eleito presidente mas rebeldes que a ONU diz serem apoiados pelo antigo Presidente François Bozizé tentaram apoderar-se do poder no meio de alegações de irregularidades na votação.

Em Janeiro os rebeldes cercaram a capital Bangui forçando dezenas de milhar de pessoas a fugirem da cidade.

Hoje a votação decorreu sem problemas de maior na capital onde pequenas filas de residentes podiam ser vistas nos locais de voto sob a vigilância de grande número de soldados e polícias.

O governo e a missão da ONU no país, MINUSCA, expressaram confiança que a votação de hoje irá decorrer sem violência devido à presença de uma maior segurança e também porque desde Janeiro os rebeldes sofreram derrotas.

Fontes