Reino Unido entra em alerta vermelho devido a tempestade Babet

Fonte: Wikinotícias

19 de outubro de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Babet em 16 de outubro

O Met Office emitiu um alerta vermelho devido a passagem da tempestade Babet, que causará "chuvas excepcionais e ventos impactantes" em algumas regiões britânicas. Este é o primeiro alerta vermelho de chuva emitido no Reino Unido desde a tempestade Dennis em fevereiro de 2020 e cobre partes do leste da Escócia, incluindo Brechin, Forfar e Kirriemuir, e está em vigor das 18h desta quinta-feira até o meio-dia de sexta-feira.

Jason Kelly, meteorologista chefe do Met Office, disse que pode-se esperar "que 100-150 mm de chuva caiam durante o período de alerta, com alguns locais provavelmente registrando 200-250 mm, o que deverá causar impactos consideráveis ​​com probabilidade de inundações".

Um alerta âmbar mais amplo para chuva também está em vigor desde o início desta quinta-feira até o final de sexta-feira para as partes leste e central da Escócia. Nesta área é provável que 70-100 mm de chuva sejam registrados, com algumas áreas de terras altas possivelmente registrando 150-200 mm de chuva durante o período.

Alertas de outras cores também estão vigentes na Irlanda do Norte, bem como para grandes partes da Inglaterra e da Escócia.

Perigo para a vida

Os impactos destacados como parte do alerta vermelho são um perigo para a vida devido às cheias e inundações extensas que afetarão casas e empresas e causarão condições de viagem extremamente difíceis.

Ventos fortes vindos da direção leste também resultaram na emissão de um alerta de vento âmbar para partes orientais da Escócia. Rajadas superiores a 70 mph (115km/h) são prováveis ​​nesta quinta-feira, com condições particularmente ruins no litoral.

Jason enfatizou: "a tempestade Babet seguirá gradualmente para o norte nos próximos dias e, embora os impactos mais significativos sejam esperados nas áreas de alerta vermelho e âmbar, ainda haverá impactos mais amplos para grande parte do Reino Unido devido a este vento e chuva".

Tempestade Aline

A tempestade Aline, nomeada pelo IPMA de Portugal, se aproximará do sul do Reino Unido a partir de amanhã e é provável que cause mais chuvas fortes em partes do sul e sudeste da Inglaterra na sexta-feira, com o Met Office alertando para acumulados em torno dos 50mm.

Notícias Relacionadas

Fontes