Rússia saindo da Estação Espacial Internacional

26 de julho de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Rússia disse na terça-feira que sairá da Estação Espacial Internacional após 2024 para construir seu próprio posto avançado em órbita. O chefe espacial do país fez o anúncio durante uma reunião com o presidente Vladimir Putin.

Yuri Borisov, CEO da agência espacial estatal Roscosmos, disse durante a reunião que a Rússia planeja cumprir uma promessa a seus parceiros antes de se afastar completamente.

“É claro que cumpriremos todos os nossos compromissos com nossos parceiros, mas a decisão de deixar esta estação após 2024 foi tomada”, disse Borisov durante a reunião. Tempo."

Moscou deixou claro que a criação de uma estação espacial russa é uma de suas principais prioridades.

A agência espacial dos EUA não foi informada especificamente da saída da Rússia da Estação Espacial Internacional, disse um alto funcionário da NASA à agência de notícias Reuters.

A NASA e os outros parceiros envolvidos na Estação Espacial Internacional esperam continuar sua parceria até 2030, mas a Rússia não está disposta a se comprometer com nada além de 2024.

O anúncio ocorre em um momento de tensões crescentes entre o Ocidente e Moscou devido à invasão da Ucrânia pela Rússia. Também ocorre apenas um mês depois que a NASA e a Roscosmos concordaram em continuar usando foguetes russos para levar astronautas à estação espacial.

Fontes