Rússia anuncia adiamento de negociações com os EUA sobre tratado nuclear

29 de novembro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Rússia notificou o adiamento do Comitê Consultivo Bilateral (BCC) do Novo Acordo de Redução de Armas Estratégicas (New START) com os Estados Unidos, que estava marcado para hoje (29).

O Departamento de Estado dos EUA disse em um comunicado ontem (28): "o lado russo notificou que havia adiado unilateralmente as negociações e anunciou que proporia uma nova data."

“Como a retomada das inspeções é uma prioridade para a manutenção do acordo, estamos preparados para reagendá-la o mais cedo possível”, disse o Departamento de Estado.

Nem os Estados Unidos nem a Rússia deram uma razão para o atraso.

Este BCC estava programado para ser realizado no Cairo, Egito, de hoje (29) a 6 de dezembro.

O New START, que entrou em vigor em 2011 pelos Estados Unidos e pela Rússia, visa limitar o número de ogivas nucleares implantadas em combate a menos de 1.550.

Também inclui planos para reduzir o número de veículos de entrega nuclear, como mísseis balísticos intercontinentais (ICBMs), mísseis balísticos lançados por submarinos (SLBMs) ​​e bombardeiros estratégicos, para menos de 700.

O acordo foi prorrogado por um acordo de cinco anos entre os dois países antes da expiração do prazo de 10 anos no ano passado. As negociações para uma nova extensão não ocorreram desde a invasão russa da Ucrânia.

Fontes