Putin alerta para guerra nuclear se o Ocidente enviar tropas para a Ucrânia

Fonte: Wikinotícias

29 de fevereiro de 2024

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O presidente russo, Vladimir Putin, alertou os países ocidentais na quinta-feira que correm o risco de iniciar uma guerra nuclear se enviarem tropas para a Ucrânia, dizendo que a Rússia tem as armas para atacar alvos no Ocidente.

Durante o seu discurso anual sobre o estado da nação, o líder russo disse que as nações ocidentais “devem perceber que também temos armas que podem atingir alvos no seu território. Tudo isto ameaça realmente um conflito com o uso de armas nucleares e a destruição da civilização. Eles não entendem isso?

Embora os aliados ocidentais da Ucrânia tenham enviado vastas munições ao governo de Kiev na sua luta contra a invasão russa de 2022, ninguém disse que enviaria tropas para lutar ao lado das forças ucranianas.

No início desta semana, porém, o presidente francês, Emmanuel Macron, disse que embora não existam planos para enviar tropas ocidentais para lutar na Ucrânia, a possibilidade permanece.

“Não há consenso hoje para enviar tropas ao terreno de forma oficial e endossada. Mas em termos de dinâmica, nada pode ser descartado”, disse Macron em entrevista coletiva.

Vários líderes europeus rejeitaram a sugestão de tropas de Macron, tal como fizeram os Estados Unidos. A Ucrânia não é membro da NATO, a principal aliança militar do Ocidente, e portanto os aliados ocidentais de Kiev não são obrigados a defendê-la.

Fontes[editar | editar código-fonte]