Produtos químicos entram, saem metanfetamina: o tráfico de drogas do Triângulo Dourado da Ásia está em alta

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ilícita metanfetamina

1 de junho de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

Uma grande carga de precursores químicos no Laos desde o final do ano passado revelou a nova receita usada pelos traficantes de metanfetamina da Ásia e as rotas que grupos criminosos estão usando para obter matérias-primas de fábricas chinesas, através de portos tailandeses e para os laboratórios de narcóticos do Triângulo Dourado.

A produção de metanfetamina na região disparou desde o golpe militar de 1º de fevereiro em Mianmar perturbou o complexo equilíbrio de poder no Triângulo Dourado, uma área dominada por senhores da guerra, milícias armadas, traficantes de armas e narcotraficantes, dizem autoridades policiais.

Laos, Mianmar e Tailândia estão neste canto montanhoso. Laos e Mianmar fazem fronteira com a China.

A Tailândia, a principal rota da metanfetamina de Mianmar para a Ásia-Pacífico, apreendeu até agora este ano mais de 300 milhões de pílulas de metanfetamina conhecidas como “yaba”, ou remédio maluco, e quase 20 toneladas de metanfetamina altamente viciante, ou 'Ice' - o dobro do transporte do ano passado em relação ao mesmo período, de acordo com as autoridades antidrogas tailandesas.

É a consequência do rompimento de cessar-fogo entre os grupos rebeldes étnicos de Mianmar como resultado do golpe que derrubou o governo de Aung San Suu Kyi.

Mapa do Triângulo Dourado

“Os combates em Mianmar perto dos locais de produção de drogas estão forçando a saída dos produtos em um volume maior do que o normal”, de acordo com o Major General de Polícia Pornchai Charoenwong, subcomissário do Escritório de Supressão de Narcóticos da Tailândia (NSB).

As drogas fluem pela Tailândia, mas depois se espalham para a Ásia-Pacífico, dizem as autoridades.

Em meados de maio, a Força de Fronteira Australiana encontrou 316 kg de 'Ice' com um valor de rua de quase US $ 80 milhões embalados dentro de um carregamento de aquecedores e churrasqueiras originadas de um porto tailandês

Fonte

Compartilhe
essa notícia:
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit