Primeiro-ministro do Japão visita a Ucrânia

Fonte: Wikinotícias

22 de março de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Volodymyr Zelenskyy recebeu o primeiro-ministro japonês Fumio Kishida para conversas na terça-feira em Kiev, na mais recente demonstração de apoio de um líder.

“Fiz uma visita à Ucrânia para mostrar a firme resolução do G-7 como presidente e vi a situação com meus próprios olhos”, tuitou Kishida na quarta-feira. “Tendo discussões aprofundadas com o presidente Zelenskyy, renovei o compromisso de assumir a liderança nos esforços para defender a ordem internacional baseada no estado de direito.”

O Japão deve sediar uma cúpula do G-7 dos líderes de algumas das maiores economias do mundo na cidade natal de Kishida, Hiroshima, em maio. Tóquio sempre expressou apoio à Ucrânia e se juntou a rodadas de sanções contra a Rússia.

A viagem de Kishida foi mantida em segredo até o último minuto por questões de segurança. É raro um líder japonês fazer uma visita inesperada a outro país.

Zelenskyy postou imagens dele cumprimentando Kishida, a quem Zelenskyy chamou de "um defensor verdadeiramente poderoso da ordem internacional e um amigo de longa data da Ucrânia".

Kishida também visitou a cidade de Bucha, onde a Ucrânia diz que mais de 400 civis foram mortos no ano passado pelas forças russas.

Ele colocou uma coroa de flores do lado de fora de uma igreja antes de observar um momento de silêncio e reverência.

"Gostaria de dar condolências a todas as vítimas e feridos em nome dos cidadãos japoneses", afirmou. "O Japão continuará ajudando a Ucrânia com o maior esforço para recuperar a paz."

Em uma aparente resposta à viagem de Kishida, o Ministério da Defesa da Rússia disse na terça-feira que dois de seus bombardeiros estratégicos sobrevoaram o Mar do Japão por mais de sete horas.

Fontes