Presidente de Honduras anuncia plano para buscar laços formais com a China

Fonte: Wikinotícias

16 de março de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A presidente Xiomara Castro, de Honduras, diz que seu país buscará estabelecer relações diplomáticas formais com a China.

A presidente Castro anunciou em sua conta no Twitter que instruiu o ministro das Relações Exteriores, Eduardo Reina, a iniciar negociações com Pequim sobre a abertura de relações oficiais com a segunda maior economia do mundo.

A medida provavelmente encerrará as relações formais de Honduras com Taiwan, a ilha autogovernada na costa sudeste da China. Castro prometeu buscar laços diplomáticos e econômicos com a China durante sua campanha presidencial de 2021, mas uma vez no cargo voltou atrás e disse que esperava manter os laços com Taiwan.

Muitos países mudaram suas relações diplomáticas de Taipei para Pequim depois que as Nações Unidas reconheceram Pequim como o único representante legítimo da China no organismo mundial em 1971.

Taiwan agora tem relações formais com apenas 14 nações, incluindo Honduras. Quatro outras nações da América Central (Costa Rica, Panamá, El Salvador e Nicarágua) romperam relações com Taipei nos últimos anos.

Em Pequim, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Wang Wenbin, disse que o governo saudou a declaração de Castro, dizendo que a China está ansiosa para estabelecer laços com qualquer nação "com base no princípio de Uma Só China".

Fontes